terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO PRAIA







Este projeto, foi criado para aguçar o gosto pelas atividades manuais, dos meus 310 alunos da Ed. Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental I. Durante todo o desenvolvimento as crianças mostraram-se motivadas. Trouxeram vários conhecimentos prévios nas rodas de conversa, e colocaram as mãozinhas na massa na hora de decorar as peças em MDF, confecciondas exclusivamente pelo artesão Antonio Carlos Mendes ( meu irmão) .
O ar praiano, invadiu as aulas de Arte nos meses de  Setembro e Outubro, apresentando os trabalhos confeccionados na X Mostra de Projetos do Colégio Renovação em SPaulo, no último dia 22 de Outubro de 2011.
Para iniciar o projeto, as crianças pintaram um envelope  que foi utilizado para o envio do comunicado aos pais sobre o projeto. O mesmo desenho também foi utilizado mais tarde, para fazer parte da sacolinha "Praia Limpa". Depois pintei um mural, que foi utilizado como studio para fotografar individualmente os alunos. As fotos foram reveladas, e também estavam em exposição em um telão,  juntamente com as peças na mostra. Os pais adoraram, registrando vários recadinhos carinhosos, em um caderno de recordações do projeto. Agora confiram as fotos desde o ínicio do projeto , e no final do Mês, postarei as atividades dirigidas em folha que também estão fazendo parte do projeto. Espero que gostem, não deixem de comentar!
Capa dos envelopes decorados pelas crianças, utlizados para enviar o comunicado aos pais sobre o projeto. Colei uma fotinho de rosto de cada aluno, e para os menores fiz uma caricatura do corpinho para que eles pudessem pintar. E os maiorzinhos, arrasaram acrescentando o corpo e os detalhes.



Idéia...pintar um mural para tirar as fotos das crianças na praia!






 Gostei! E as crianças? Adoraram! Pprecisavam a carinha deles quando chegavam aqui na sala, queria brincar rsrs.

 
E as fotos ficaram assim. Essa é a minha pequenina, que também adorouuuuuu, brincar de tomar agua de coco, e sentir a brisa do mar!!


E eu, aproveitei para corujar e descansar na areia fofinha rsrs.



Porta papel toalha, confecionado pelos alunos so Pré I ( 4 anos)
Técnica: esponjado e colagem de : areia colorida, pedrinhas de aquário, biscuit de estrela do mar e conchinha.

 
Depois de tudo pronto, fiz o acabamento do desenho com caneta retro bem fininha.


Porta caixa de leite, confecionado pelos alunos de Pré II (5  anos)
Técnica: esponjado e colagem de: pedrinhas, areia colorida verde e azul e biscuit .




Descanso de copo com suporte, confeccionado pelos alunos do Maternal ( 3 anos)
Técnica: esponjado, colagem de areia colorida e  biscuit.


Caixa porta-retrato, confeccionada pelos alunos do Mini- maternal ( 2 anos)
Técnica: pintura esponjada envelhecida com corante e colagem de areia e bisuit.





Sacolinha "Praia Limpa". Sacola de TNT,  onde escrevi com tinta para tecido em relevo.

Quem consegue me encontrar no meio dessas 310 sacolas ?

 Depois de secas, com a ajuda  da minha fiel parceira, Tia Vera,  colou plastiquinhos para fazermos um envelope do lado de fora da sacola.

Sacola antes e depois.

Vocês se lembram dos envelopes que foram utilizados para enviar o comunicado sobre o projeto aos pais? Agora ele faz parte da sacolinha individual e personalizada de cada aluno, dentro do envelope de plástico que foi colado.



Costumo usar aventais em minha aulas, e para o dia da mostra, resolvi fazer alguns especiais com o tema: praia.




Tudo pronto. Agora vamos a mostra de projetos, que foi um momento muito especial. Ficará guardado como uma mega experiência profissional e pessoal. Demais! Obrigada Papai do Céu, por essa grande oportunidade.

E olha só como os aventais ficaram bonitos. Mais bonito ainda, foi o carinho que tiveram comigo a Tia Vera e a minha sobrinha e também pedagoga Aline, que foram fundamentais para o sucesso da Mostra.



Primeira visita da Mostra. Minha cunhada e professora de artesanato Eliana Alabarce, e meu querido irmão e artesão, responsável pelas lindas pelas em MDF Antonio Carlos Mendes. Parceiros de sempre. E olhem só a dedicação! Com o pé engessado, terminou e entregou tudo a tempo de ser utlizadas na aulas com as crianças.

Ah! Esse é o trabalho do 1ºano, uma caixinha jogo da velho. Ficou linda, mas perdi as fotos da confecção. Sorry.









Minha família linda, que amo muito, muito.


Luiza, delicinha!! Eita água de coco boa. E olha a sacolinha da Luiza, onde foi colocada a peça em MDF , prontinha pra levar para casa.


No chão, alguns animais marinhos super coloridos ajudaram a decorar ainda mais a sala. As crianças ficavam pulando em cima de cada um . Obrigada Aline e Karla, pela ajuda. Sobrinhas do coração.


De fundo, logo na entrada, estava o painel de Primavera, que antecede o Verão. E é justamente no verão que as pessoas vão para a ...PRAIA!! Os pais chegavam e se dirigiam a essa mesa, onde recebiam amostras da Linha Verão cedidas gentilmente pela Bio Extratus, um guia de cuidados com as crianças na praia, e a sacolinha personalizada de cada aluno. Depois podiam circular pela sala e encontrar e retirar a sua peça. Eles adoraram.


Esse foi o caderno de recordações que fiz para que os pais, pudessem deixar recadinhos. Muitos recadinhos especiais, que agora poderei guardar para sempre.


Essa Projeto foi sem dúvida algo muito especial. Somarei as mais doces lembranças de minha carreira, bem como as pessoas que também foram especiais para que ele acontecesse.


11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Xavier Cema, ficou demais. Eu amei as fotos... Me deu uma saudade... Parabens... Espetacular a ideia. Vc merece sucesso sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Simone Araujo Cema....MARAVILHOSOOOOO....so vc mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Takemoto De Castro Ortilia Belissimo trabalho Iracema, parabéns...

    ResponderExcluir
  5. Fatima Mendes Castro Meu..ficou tudo maravilhosooooo;amei cada detalhe ,mas o que mais gostei foi das jardineiras com as flores,belissimas.Parabéns e continue com esta alegria para ensinar e educar os pequenos ,que são o futuro de amanhã!

    ResponderExcluir
  6. Cristiane Luchetti Gonçalves Hoje consegui olhar com calma, ficou lindo, sua cara, parabéns e continue essa professora e pessoa tão dedicada assim com as crianças...e saiba que cada pequenininho que vc cuida e ensina leva um pouco de vc, bjs e obrigada por ter passado por nossas vidas:D

    ResponderExcluir
  7. Wallace Luiz Dos Santos Meu adorei!!! Estou lendo rs, lindo mesmo e parabéns vou seguir seu blog :)

    ResponderExcluir
  8. Bia Franco Cema...AMEI! Adoro tudo que é personalizado, feito com identidade! Sua escola é show de aceitar suas ideias, parabens aos diretores! Vc é talento puro! ah...e tb adorei as peças do seu irmão, queria conhecer o trabalho dele, ele tem loja, fornece para alguma loja no abc???

    ResponderExcluir
  9. Ludmilla
    Cemaaa seeu blog esta lindoo, Parabééns pelos trabalhos feitos. Que talento vc teem heein mulheer? Que vc continue sempre assiim coom esse talento incriveeL. Beeijinhoos ahaushu e see precisar de ajuuda vc ja sabee neeH?

    ResponderExcluir
  10. O projeto ficou muito, muito lindo mesmo!!!
    Você é muito talentosa!!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Lindaaaaaaaaaa parabéns pelo lindo trabalho !
    Além de uma mulher maravilhosa é uma profissional mais que competenteeeeeeeee !!!!!!!!!

    ResponderExcluir